Yet To Come: Referências que talvez você não viu

Tendo o seu primeiro teaser lançado no dia 07 de Junho de 2022, o nome completo do single é "Yet To Come (The Most Beautiful Moment)", tendo uma clara referência à Era HYYH que de nome parecido "The Most Beautiful Moment in Life", tratou de assuntos da vida em geral, altos e baixos, relacionamentos, dificuldades, amizades e muito mais.


Em 2022, BTS com o seu comeback com PROOF irá trazer uma coletânea com músicas antigas que marcaram a sua carreira e músicas novas, como Yet To Come. Fazendo uma breve análise do primeiro teaser, temos:



No começo do teaser vemos que os meninos se encontram em um deserto, e eles são "apresentados" no vídeo da seguinte formas: Tae, Jin, Jimin, Namjoon, Jhope, Yoongi e por último Jungkook.


Como já temos conhecimento da referência do deserto, vou só relembrar um pouco. O BTS trata o deserto como um momento de dificuldade, como diz na música "Sea":


"Há areia sem fim e o vento forte

Eu ainda estou olhando para um deserto

Eu queria ter o mar então te engoli

Mas estou ainda mais sedento do que antes

O que eu conheço é realmente o oceano?

Ou um deserto azul?"


Tal que “areia sem fim e o vento forte” retrata as lutas, dificuldades, momentos difíceis e complicados pelas quais o BTS passou para alcançar seu sucesso enquanto ainda pensam nas lutas que estão por vir, os “ventos” seriam aqueles ou coisas que tiraram o BTS do seu curso, do caminho que eles querem seguir, do seu destino vamos assim dizer. “O que eu conheço é realmente o oceano? Ou um deserto azul?” poderia ser analisado como a dúvida que fica sempre ali cutucando, de se o sucesso foi realmente alcançado (que seria o oceano na metáfora), ou se eles estão apenas em uma miragem, ou se são mais tempos difíceis, ou “deserto”, que está por vir.


E em resumo, o deserto é de maneira geral a representação de dificuldades, mas então o que significa o deserto atualmente para o BTS se eles já conquistaram o sucesso, o seu oceano? Bom, a vida não é feita só de oceanos, ou só de desertos, a vida é uma combinação de altos e baixos, como se você estivesse em uma viagem sem fim, e você irá visitar vários desertos, mas também vários oceanos.


O título da música, "Yet To Come" significa "ainda está por vir", e junto com o "The Most Beautiful Moment" que significa "O momento mais bonito", pode significar que o momento mais bonito ainda está por vir. Como se o BTS soubesse que o futuro sempre será melhor do que o presente, o amanhã sempre será melhor que o hoje (como já dizia a música Tomorrow).


No teaser também encontramos referências à Era HYYH.


- Temos talvez o piano do Yoongi, em que ele está em cima dele no teaser. Mas por quê eles está em cima do piano e não sentado como de costume, podemos ver isso como uma tentativa de ter uma percepção diferente. Sentado ao piano você tem a sua visão delimitada nas teclas do piano, ou na partitura, em cima do piano ele tem uma visão do horizonte, da vista, do local onde ele se encontra. Talvez é uma metáfora para 'um ponto de vista' diferente.


O piano que parece estar no teaser, é um tipo de piano acústico antigo conhecido como "Self-playing piano" ou "Player Piano"- que são pianos auto-tocados ou que tocam a música sozinho.

"Um piano auto-tocado é um piano acústico padrão que toca sozinho. Contendo um mecanismo pneumático ou eletromecânico, que opera a ação do piano através de música programada gravada em papel perfurado, ou em raras ocasiões, rolos metálicos, com implementações mais modernas usando MIDI (que é operado sem fio a partir de um iPad ou outro dispositivo móvel). As teclas recriam perfeitamente todas as nuances da música original, que proporciona a experiência completa de música ao vivo. A ascensão do 'player piano' cresceu com a ascensão do piano produzido em massa para o lar, no final do século 19 e início do século 20."

Talvez a utilização desse tipo de piano no teaser, e que talvez pode aparecer no MV também, pode significar a ideia de que atualmente o BTS ultrapassou as barreiras normais do mundo da música. Suas músicas tem vida própria, viajam o mundo, tocam pessoas do mundo todo.


Vemos ele usando um beret, parecido com o usado no photoshoot de Young Forever. Talvez para fazer essa conexão de que somos todos young forever, 'jovens para sempre'. 9 anos está se passando de BTS, e mesmo assim ainda são jovens, porque juventude não está sempre ligada à idade, e sim a essência.


A posição que ele está também relembra bastante a intro dele no MV de I Need U


- Temos o Jin usando uma blusa parecida com a que ele usa no MV de DNA. E até mesmo parado em uma posição parecida com a cena de DNA.