top of page
  • M. N. C.

Resenha - Into the Magic Shop

Dentro da Loja Mágica: Um neurocirurgião à descoberta dos caminhos secretos para a alma

Livro de James R. Doty

Publicado em 2017

Resenha de Mariana N. C.



James Doty cresceu pobre, numa terreola no deserto da Califórnia. O pai era alcoólico e a mãe, com depressão crónica, tentara suicidar-se várias vezes. Certo dia, quando tinha doze anos, entrou numa velha loja de magia. Queria comprar um polegar de plástico, para ensaiar um número. A senhora por trás do balcão simpatizou com aquele miúdo franzino. E propôs-lhe ensinar-lhe a verdadeira magia. Não os truques de circo, mas sim a capacidade de olhar para dentro e perceber a linguagem do coração…O miúdo aceitou. Durante seis semanas, todos os dias, ia religiosamente bater-lhe à porta. E todos os dias aprendia uma nova lição. Estávamos em 1968. Pouco se falava de meditação ou mindfulness, pensamento positivo ou visualizações. Mas era essa a magia que o rapaz de 12 anos começou a aprender. Passadas três décadas, o Dr. James Doty era já um dos mais respeitados neurocirurgiões americanos. E rico, muito rico. Conseguira lá chegar cumprindo os ensinamentos da misteriosa professora. Mas, algures a meio do caminho, começou a negligenciar o poder da verdadeira magia. E pagou um preço elevado. A história de James Doty - hoje professor catedrático de Neurocirurgia na Universidade de Stanford - é absolutamente real. É a história de um homem que tudo teve e tudo perdeu. E que soube reencontrar o caminho recuperando a memória de infância e as lições inesquecíveis daquela mulher.

 

RESENHA

Um livro lindo, amoroso e de escrita muito simples. Sendo um livro com foco na vida do escritor, algo que não estava acostumada à ler na época pois nunca gostei muito de livros de autobiografia, Into the Magic Shop está sem sombra de dúvidas entre os meus livros favoritos.

Como diz a sinopse, maior parte do livro a gente acompanha o pequeno James em seus encontros com Ruth, mulher que ensinou a verdadeira mágica para a criança e consequentemente também ensina ao leitor. O livro já é extremamente cativante logo no começo, pois já começa com a ideia da promesa de aprender como fazer a verdadeira mágica; e quem não gosta de mágica né? Propõem também alcançar todos os seus desejos e ter tudo que quer.


A ideia era prender a atenção da criança, mas acabou prendendo a minha mais ainda. Ao mostrar o período díficil que James estava passando e depois a possibilidade de uma melhora monstruosa foi bastante atrativa.