Recomendações de Livros para o ARMY - Lista atualizada Pt 3
Atualizado: 31 de mar. de 2022
BTS vem utilizando de inspiração para as suas músicas vários tipos de arte, e uma delas é a literária. Já vimos o nosso querido líder, Namjoon, recomendando livros várias vezes e o mesmo já foi visto várias vezes com um livro na mão.
"Acredito que não há melhor forma para se aprender algo rápido e adquirir um conhecimento mais profundo do que os livros. Ainda hoje, eu mesmo converso com muitos artistas através deles e, às vezes, tenho a sensação de que eles moram mais perto de mim." - Namjoon
Com isso, seguimos com uma lista *super enorme* atualizada, feita pela adm (M.N.C.) e pela autora *maravilhosa* Avaloney (responsável pelas resenhas do Wiki atualmente), de livros utlizados de inspiração para algumas músicas/MVs do BTS, e recomendados direta e/ou indiretamente pelos meninos.
⚠️ Nem todos os livros listados foram confirmados oficialmente pela BigHit ou pelos meninos do grupo, alguns livros foram deduzidos após análises das letras ou MVs das músicas. No final do post se encontra os links para leitura online. As referências e fontes se encontram aqui.
Em Busca do Tempo Perdido (1913) - Marcel Proust

Título original: À la recherche du temps perdu
Título em coreano: 잃어버린 시간을 찾아서
Título em inglês: In Search of Lost Time
Sinopse: Em busca do tempo perdido é um vasto projeto narrativo que destrincha minuciosamente a vida do autor, Marcel Proust, ao longo de diferentes etapas.
Proust recria uma série de personagens e ambientes de sua época e, mais do que isso, baseia-se em uma concepção de memória relacionada com uma visão filosófica do tempo, na qual as recordações podem pôr no mesmo plano o passado e o presente.

A obra, tanto pelo tema quanto pela forma, revoluciona o romance do século XX.
Essa é uma obra colossal dividida em sete volumes e contando com mais de quatro mil páginas.
(No caso, é o primeiro volume, No Caminho de Swann, que está na lista da biblioteca do Namjoon.)
A vida pela frente (1975) - Romain Gary (sob o pseudônimo de Émile Ajax)

Título original: La Vie devant soi
Título em coreano: 자기 앞의 생
Título em inglês: The Life Before Us
Sinopse: Momo vive sob os cuidados de Rosa, uma senhora judia. Sobrevivente de Auschwitz, ela cuida de diversas crianças em seu apartamento. É nesse ambiente que Momo conta sua história. Da fricção entre a inocência e a brutalidade do mundo sai a força de um dos romances mais cativantes da literatura francesa recente.
Essa é uma novela breve, delicada, e também a leitura mais recente do Namjoon do BTS Universe.

O Meu Pé de Laranja Lima (1968) - José Mauro de Vasconcelos

Título em coreano: 나의 라임 오렌지나무
Título em inglês: My Sweet Orange Tree
Sinopse: O Meu Pé de Laranja Lima, de José Mauro de Vasconcelos, conta as aventuras de Zezé, menino travesso que tem por melhor amigo um pé de laranja lima, a pequena árvore do quintal de sua casa. Nascido em uma família numerosa, Zezé é um garoto sensível e inteligente, que conquista os adultos pela generosidade e perspicácia.

Esse livro estava naquela estante nomeada "Livros que o BTS lê" que uma Army encontrou numa livraria.

O Meu Pé de Laranja Lima também foi ligado à Daydream do Hope, pois tanto no livro quanto na música o protagonista enfrenta problemas por causa do crescimento e quer se refugiar no sonho. O MV também termina com o Hope cutucando a ele mesmo (ou o Tae fingindo que era ele) e diz para ele acordar, enquanto o livro termina quando Zezé para de sonhar e somente aceita que está crescendo.
Sobre o Behaviorismo (1974) - Burrhus Frederic Skinner

Título original: About Behaviorism
Sinopse: Criticado por uns, louvado por outros, B. F. Skinner vem-se afirmando há anos como o mais importante e o mais categorizado behaviorista de nosso tempo. Suas ideias têm influenciado, e continuam a influenciar as chamadas ciências do comportamento, não obstante as incompreensões, quando não a má vontade, revelada por tantos quanto à natureza e fundamentos científicos dessas ideias. Daí a importância deste SOBRE O BEHAVIORISMO, livro de Skinner que apresenta, em linguagem concisa e acessível, sua visão do behaviorismo, expondo-lhe os conceitos básicos, discutindo-lhe as implicações mais gerais no campo do conhecimento e refutando as interpretações distorcidas dele, veiculadas por seus opositores. Para quantos se interessem pelo assunto, sobretudo professores e estudantes de Psicologia, Sociologia, Educação e áreas correlatas, este volume constitui, assim, a melhor, a mais fidedigna introdução ao behaviorismo em geral e ao pensamento de Skinner, em particular.

Talvez você já tenha visto essa foto, mas não se atentou ao livro na mão do Namjoon. Foi tirada durante o BTS Now 3.

O behaviorismo é, muito basicamente, a corrente da psicologia que estuda o comportamento (behavior). Essa teoria defende que podemos estudar a psicologia humana ou animal com base na observação de suas ações, do seu comportamento. Para eles, nossos comportamentos são resultados de experiência e condicionamento. O behaviorismo é dividido no condicionamento clássico (o de Watson) e no operante (o de Skinner).
Skinner é um dos grandes nomes dessa corrente, junto com Ivan Pavlov e John Watson (esse John Watson não tem nada a ver com Sherlock Holmes, apesar desses homônimos terem "vivido" na mesma época). É criticado tanto pelas suas ideias próprias quanto pela ideia do behaviorismo em si, pois não leva em conta fatores internos do indivíduo, apenas seu comportamento e fatores visíveis.
The Miracles of Namiya General Store (2012) - Keigo Higashino

Título original: ナミヤ雑貨店の奇蹟
Título em coreano: 나미야 잡화점의 기적
Sinopse: Uma história fantástica que conta a história de três ladrões que inesperadamente se tornam fornecedores de conselhos depois de buscar abrigo numa loja abandonada.
Quando o carro que os levava quebra inesperadamente, três jovens criminosos decidem se esconder numa loja de conveniência que há muito estava fechada. Atsuya, Kohei e Shota estavam planejando se abrigar pelo menos por uma noite, mas antes que conseguissem se instalar um envelope desliza pela caixa de correio para dentro da loja. Eles ficam alertas; quem poderia enviar uma carta para uma loja que estava fechada havia décadas? A carta pertence a uma atleta que busca um conselho: Ela deve renunciar ao treinamento olímpico para cuidar do namorado que está prestes a morrer ou seguir perseguindo seu sonho? “Enquanto eu estava lutando sozinha com esses pensamentos, ouvi rumores sobre o Armazém de Namiya”, ela escreve. “Sei que minhas chances são mínimas, mas estou escrevendo na esperança de que você possa me ajudar a descobrir as coisas.”
Os ladrões descobrem então que o armazém — quando ainda funcionava — tinha a reputação de ser um lugar onde as perguntas eram respondidas. Kohei, entediado, responde à carta e a joga na lata de lixo. Quase que imediatamente, ele recebe uma resposta. A correspondência continua, embora o trio não consiga dizer de onde vêm as cartas — a não ser que parecem ser de 30 anos atrás.
A novela é um pouco como uma boneca russa, com uma camada da narrativa se abrindo para revelar uma nova. Mais do que um mistério de viagem no tempo, a história é um conto bastante sério sobre tomada de decisão humana, e o autor é adepto de obter uma resposta emocional dos leitores. Inventivo e sempre surpreendente, este é um livro de leitura fácil e difícil de largar.

Jin estava lendo esse livro no Muster de 2019. Esse é um livro tocando e suave sobre ouvir as preocupações dos outros e oferecer respostas. Ainda não temos uma edição em língua portuguesa.
Driftwood Bay (2019) - Irene Hannon

Sinopse: Após uma tragédia que vira o seu mundo, Jeannette Mason se retira para a pequena cidade à beira mar de Hope Harbor para construir uma nova vida. Prometendo para si mesma evitar ligações emocionais, ela se concentra em administrar sua fazenda de lavanda e seu salão de chá — até que um novo vizinho com um cão destrutivo e uma garotinha sem esperança invade seu território.
Esse era o livro que estava na mão do Yoongi no preview do BTS Memories of 2019. Parece ser uma história curiosa em vários níveis.

Seria no mínimo interessante o livro ter realmente a capa impressa de cabeça para baixo para ler em público sem ser incomodado, mas (infelizmente) era apenas uma graça do Yoongi mesmo. (Fica a ideia para as editoras, de qualquer forma.) Até a autora respondeu no Twitter a aparição dele com o livro (ela chamou ele de "estrela do rap sul-coreana", com certeza foi na Wikipedia fazer essa pesquisa).
Vale ressaltar que Driftwood Bay é o quinto livro de uma série de sete livros — a série Hope Harbor. Vou disponibilizar os links, mas estão todos em inglês.
1. Hope Harbor: A Novel
2. Sea Rose Lane
3. Sandpiper Cove
4. Pelican Point
5. Driftwood Bay
6. Starfish Pier
7. Blackberry Beach
I Decided to Live As Me (2020) - Kim Soohyun

Título em coreano: 나는 나로 살기로 했다
Sinopse: Você não precisa se sentir mal vendo as outras pessoas nas redes sociais, dar desculpas a si mesmo e ser entendido por todo mundo. Você não precisa trabalhar cegamente só porque você está ansioso(a), e subumbir a respostas prescritas. Você não precisa ser machucado por quem passa pela sua vida, ser influenciado pelo que os outros dizem, e pensar que seus problemas são somente seus. Esse livro mostrará a você o que lhe deve ser mais essencial: viver como você mesmo.
Esse é aquele livro que o Jungkook estava lendo no Bon Voyage season 3.

É um ensaio para quem é novo nessa coisa de ser adulto, segundo a própria autora. "Quando eu me tornei adulta", diz Kim Soohyun no início do livro, "eu percebi que o mundo é um lugar frio". A obra oferece um consolo para quem ainda está tentando se adaptar a esse lugar cheio de irracionalidade, onde todos atiram em todos e tentam se proteger de ataques tão destrutivos quanto aqueles que eles próprios miram nos outros — talvez como uma forma de sobreviência.
Legendary Moonlight Sculptor (2007) - Nam Hee-sung

Título original: 달빛 조각사
Sinopse: The Legendary Moonlight Sculptor é a história de um homem, Lee Hyun, um escravo do dinheiro. Ele era conhecido como o lendário God of War do popular MMORPG, Continent of Magic. Em uma tentativa de ajudar sua família endividada, Lee Hyun leiloa seu personagem e encontra alguém disposto a pagar ₩3.1 billion por ele.
Jimin estava lendo esse livro antes de dormir durante o Bon Voyage. Ele disse que hesitou um pouco antes de responder que livro era quando foi questionado pelos Armys porque pareceria infantil (é uma novela de fantasia Young Adult haha).


A Volta ao Mundo em 80 Dias (1873) - Jules Verne

Título original: Le tour du monde en quatre-vingts jours
Título em coreano: 80일간의 세계 일주
Título em inglês: Around the World in 80 Days
Sinopse: Um inglês metódico, Phileas Fogg, diz aos seus colegas de clube que é capaz de completar a volta ao mundo em apenas 80 dias. Nessa época (1872), estimava-se que ninguém poderia realizar a proeza em menos de três meses, e mesmo assim se nenhum imprevisto acontecesse. Como todos duvidam, Fogg propõe uma aposta e parte para a viagem, acompanhado de seu empregado Jean Passepartout. O livro narra as inúmeras aventuras dessa viagem.
Hoseok genuinamente ama as histórias do Jules Verne e já nos disse isso mais de uma vez, seja por músicas ou em falas mesmo. Há inúmeras referências a essas histórias no álbum de Hope World. "Eu quero voltar à inocência da minha infância e reler '20 Mil Léguas Submarinas' e 'A Volta ao Mundo em 80 Dias' do novelista francês Jules Verne", disse numa entrevista ao Yonhap News em janeiro de 2018. "Hoje em dia, a inocência da infância me traz paz de espírito/me relaxa."
Letters to His Son (1746-1771) - Lord Chesterfield/Earl of Chesterfield

Título em coreano: 아들아 시간을 낭비하기에는 인생이 너무 짧다
Letters to His Son é um compilado de 448 cartas escritas durante décadas do Lord Chesterfield para seu filho ilegítimo, Philip Dormer Stanhope. É um guia para que seu filho, segundo o próprio subtítulo do livro, aprenda "a arte de se tornar um homem do mundo e um cavalheiro". Na mesma entrevista em janeiro de 2018 que Hoseok falou sobre os livros de Verne, Taehyung comentou que estava tentando ler esse livro.
A obra possui inúmeros trechos famosos: "Saiba o real valor do tempo; agarre, aproveite e curta cada momento. Sem ociosidade, sem adiar, sem procrastinar; nunca deixe para amanhã o que você pode fazer hoje."
The Power of Language - Shin Do-hyun; Yoon Na-ru

Título original: 말의 내공
Sinopse: Você já juntou palavras bonitas e formou frases lindas, mas, quando pensa a respeito, as frases não têm significado? Freqüentemente, nos concentramos demais na maneira como um enunciado é proferido, de modo que perdemos o significado que deveria estar contido no enunciado. Este livro nos convida a repensar a maneira como falamos, também nos ensina como usar as palavras para que possamos transmitir nosso significado na fala e evitar os perigos que podem surgir de nossa fala. O autor usa citações de filósofos e pensadores do Ocidente e do Oriente, bem como das humanidades como uma forma de explicar como falar uma boa língua.

Taehyung tem alguma coisa por livros de comunicação oral, porque é o segundo dele na lista com esse tema. Ele usou uma edição para esconder o rosto no aeroporto — e esgotou o livro nas livrarias, como é de praxe.


Acredito que seja algo como "Ah, não! Você já fala tão lindamente! Quantas pessoas ainda quer atrair? Nosso Taehyunggie é assim", mas eu não sou exatamente fluente eu coreano
I'm home but I still want to go home (2020) - Kwon Ra-bin

Título em coreano: 집에 있는데도 집에 가고 싶어
Sinopse: Qual é a sensação de querer ir para casa mesmo estando em casa? Eu lhe dou este livro, que é perfeito para tirar e ler quando seu coração vazio estiver cheio de vazio. Mesmo quando rastejante, uma mente clara encontra um pequeno pedaço de felicidade na suavidade de um edredom recém-lavado. Um coração esperançoso que pode sonhar com o amor eterno após uma separação amarga. Esses corações muito raros e preciosos vêm do que considero ser minha felicidade mais do que qualquer outra pessoa. Vamos ler calmamente os escritos de Kwon Ra-bin, que dizem que não há problema em fugir quando a dura realidade é opressora, que é normal sentir que você quer desaparecer de vez em quando e não comparar suas dificuldades com as de outras pessoas. Como disse um leitor: "Olhando para mim secretamente e escrevendo apenas para mim", esses escritos serão um refúgio caloroso para você. Você pode ficar aqui e fazer uma pausa.
I'm glad you lived like BonoBono (2017) - Kim Shin-hoe

Título em coreano: 보노보노처럼 살다니 다행이야
Sinopse: Esses são ensaios para adultos desajeitados.
“Não há problema em seguir o caminho errado. Você pode descobrir outra coisa. ”
A história em quadrinhos lida com filosofia profunda por meio de esclarecimento em aquarela. O autor Kim Shin Hoi descobriu as palavras de consolo em "Bonobono". Existem semelhanças entre as pessoas que gostam de Bonobono. São pessoas que vivem todos os dias sossegadamente sem grandes sonhos, pessoas que preferem o conforto às emoções, pessoas que não vivem a vida que sonhavam quando eram jovens mas não se desesperam com isso, pessoas que sabem desistir sabendo disso são coisas que não podem ser feitas de qualquer maneira, pessoas que sabem ouvir as lágrimas e suspiros de outras pessoas tanto quanto os seus próprios, e pessoas que às vezes parecem preguiçosas sem qualquer impulso... Pessoas que gostam de Bonobono não são especialmente enérgicas ou brilhantes, mas elas vivem.


Tanto o Jin quanto o Joon apareceram em Bangtan Bomb com esse livro na mão.
E Não Sobrou Nenhum (1939) - Agatha Christie

Título original: And Then There Were None
Título em coreano: 그리고 아무도 없었다
Sinopse: Uma ilha misteriosa, um poema infantil, dez soldadinhos de porcelana e muito suspense são os ingredientes com que Agatha Christie constrói seu romance mais importante. Na ilha do Soldado, antiga propriedade de um milionário norte-americano, dez pessoas sem nenhuma ligação aparente são confrontadas por uma voz misteriosa com fatos marcantes de seus passados. Convidados pelo misterioso mr. Owen, nenhum dos presentes tem muita certeza de por que estão ali, a despeito de conjecturas pouco convincentes que os leva a crer que passariam um agradável período de descanso em mordomia. Entretanto, já na primeira noite, o mistério e o suspense se abatem sobre eles e, num instante, todos são suspeitos, todos são vítimas e todos são culpados. É neste clima de tensão e desconforto que as mortes inexplicáveis começam e, sem comunicação com o continente devido a uma forte tempestade, a estadia transforma-se em um pesadelo. Todos se perguntam: quem é o misterioso anfitrião, mr. Owen? Existe mais alguém na ilha? O assassino pode ser um dos convidados? Que mente ardilosa teria preparado um crime tão complexo? E, sobretudo, por quê? São essas e outras perguntas que o leitor será desafiado a resolver neste fabuloso romance de Agatha Christie, que envolve os espíritos mais perspicazes num complexo emaranhado de situações, lembranças e acusações na busca deste sagaz assassino. Medo, confinamento e angústia: que o leitor descubra por si mesmo porque E não sobrou nenhum foi eleito o melhor romance policial de todos os tempos.

Esse é tido como o mais importante romance de Agatha Christie (e o romance policial mais lido do mundo).
Denken wie Einstein (2015) - Shai Tubali; Theresa Bäuerlein

Sinopse: Em dez retratos cativantes de grandes cientistas, filósofos e grandes mentes, Theresa Bäuerlein e Shai Tubali rastreiam processos de pensamento fascinantes — porque o caminho para chegar lá geralmente é mais empolgante do que os resultados de grandes ideias. De onde os gênios tiram sua inspiração? Como você elimina as dificuldades do caminho? Como você aborda coisas que não entende?
Podemos aprender com Albert Einstein, por exemplo, que muitas vezes ficamos presos nas categorias um ou outro. Em vez de se apegar a contradições, pode ser útil ganhar distância e se desligar da linguagem — seja fazendo música ou meditando.
Denken wie Einstein (Pensar como Einstein) oferece ao leitor uma variedade de estratégias e técnicas mentais que mudam decisivamente a visão de mundo e de si mesmo.

Namjoon filmou uma estante que tinha por perto durante uma live e Denken wie Einstein estava lá.
Between Calm and Passion (2001) - Kaori Ekuni

Título original: 冷静と情熱のあいだ Rosso
Título em coreano: 냉정과 열정사이 Rosso
Sinopse: A trama gira em torno de dois indivíduos, Aoi e Junsei, que fizeram uma promessa um ao outro quando tinham 20 anos de idade, que no 30º aniversário de Aoi se encontrariam no Duomo, localizado em Florença, Itália. O romance é dividido em dois livros, Rosso e Blu, com cada livro escrito por um autor diferente e focado no ponto de vista de um personagem principal (Rosso para Aoi, Blu para Junsei), então é melhor ler os livros alternadamente para sinta os sentimentos e pensamentos de Aoi e Junsei.

Jimin recomendou algumas coisas para os Armys no BTS Official Fanclub 5th ARMY Kit. Não temos tradução do livro em português, mas temos um filme japonês de 2001 baseado no livro.
"Os livros que eu leio eu não posso recomendar", disse Jimin uma vez.
Kim Jiyoung, Born 1982 (2016) - Cho Nam-joo

Título original: 82년생 김지영
Sinopse: A novela conta a história de Kim Ji-young, uma mãe de família de vida absolutamente comum. Sabemos sobre seu nascimento, crescimento e vida adulta. O livro não aponta apenas as dificuldades que a personagem precisou passar desde sua infância, mas também também as experiências de outras mulheres que ela conheceu.
Depois da grande polêmica da Irene (Red Velvet) lendo um livro feminista, netizens começaram a puxar outros artistas que já haviam falado do livro antes (como a Sooyoung do SNSD) para tentar aliviar o hate sobre ela — e o Namjoon veio contar numa live de 2017 que havia lido o livro e não tinha vista nada de mais.

Kim Ji-young é uma mulher comum em todos os aspectos. Até seu nome é o mais comum entre meninas nascidas e batizadas na Coreia do Sul em 1982. Ela tem uma filha e um marido, cuida da casa. E certo dia começa a falar coisas que não teria como ela saber, pois só quem (eu teoria) sabia do que ela estava falando era uma amiga em comum entre ela e o marido que havia morrido alguns anos antes — até a forma de falar dessa amiga ela adotou ao falar aquelas coisas. Passa-se um tempo e a mudança de identidade volta a ocorrer, dessa vez, ela fala por sua mãe num momento inoportuno. A trama é seguida por mais episódios dessa natureza, e Jiyoung dá voz a outras mulheres que sentiram e sentem as mesmas dores que ela.
1984 (1949) - George Orwell

Título original: 1984 (Nineteen Eighty-Four)
Título em coreano: 1984
Sinopse: Publicado em 1949, o texto de Orwell nasceu destinado à polêmica. Traduzido em mais de sessenta países, virou minissérie, filmes, quadrinhos, mangás e até uma ópera. Ganhou holofotes em 1999, quando uma produtora holandesa batizou seu reality show de Big Brother. 1984 foi responsável pela popularização de muitos termos e conceitos, como Grande Irmão, duplopensar, novidioma, buraco da memória e 2 2 5. O trabalho de Winston, o herói de 1984, é reescrever artigos de jornais do passado, de modo que o registro histórico sempre apoie a ideologia do Partido. Grande parte do Ministério também destrói os documentos que não foram revisados, dessa forma não há como provar que o governo esteja mentindo. Winston é um trabalhador diligente e habilidoso, mas odeia secretamente o Partido e sonha com a rebelião contra o Grande Irmão.

Namjoon já recomendou esse livro algumas vezes, em lives, fanmeetings, entrevistas e programas de televisão.
1984 foi escrito em 1948 e publicado em 1949 — ou seja, num mundo recém saído da Segunda Guerra Mundial. Traz a história de Winston, que vive num mundo integrado e sem nenhuma possibilidade de expressão e liberdade. Todos são monitorados o tempo inteiro, mesmo em suas casas, e estão sujeitos à chamada Polícia do Pensamento caso sejam, em termos simples, pêgos "pensando". Têm suas vidas completamente manipuladas e são levados a acreditar que é o correto — massas são facilmente manipuladas, como os líderes fascistas bem sabiam. Orwell expõe de forma impiedosa e falsamente despretenciosa aspectos da natureza humana e da guerra, como não é necessário muito para fazer um grande volume de pessoas seguir um caminho se fazê-las acreditar que elas acabariam escolhendo tomá-lo por elas mesmas. É um livro provocante e capaz de atacar líderes de todas as épocas.
O Livro Vermelho (2009) - Carl Jung

Título original: Liber Novus
Título em coreano: 붉은 책
Título em inglês: The Red Book
Sinopse: O livro é produto de um método introspectivo desenvolvido por Jung e conhecido como "imaginação ativa". Em suas páginas, o autor reproduz o resultado dessa exploração interior mediante palavras e ilustrações. Muitos dos desenhos pintados por Jung são figuras mitológicas e mandalas, ou seja, diagramas simbólicos circulares utilizados pelo hinduísmo e budismo. A partir da experiência do "Livro Vermelho", que, depois da morte de Jung passou boa parte fechado num cofre forte de um banco suíço, o psicólogo desenvolveu sua teoria dos arquétipos e do inconsciente coletivo.

Jin foi visto lendo esse livro nos episódios de Love Yourself Highlight Reel e pode ser uma referência ao Livro Vermelho de Jung. Há uma thread inteira no Twitter feita por uma Army criando teoria de como esse livro estaria conectado ao webtoon de Save Me e ao LYS Highlight Reel.
Há uma série de teorias criando intersecções entre as Universe Stories do BTS, GFriend e TXT, muitas delas em pontos envolvendo esse livro de Jung e ideias contidas dentro dele.
Natureza (1836) - Ralph Waldo Emerson

Título original: Nature
Título em coreano: 자연
Sinopse: Ralph Waldo Emerson nasceu em 25 de maio de 1803 em Boston e foi um famoso escritor, filósofo e poeta americano. Foi pastor em Boston, mas abandonou a atividade por divergências doutrinárias. Natureza foi publicado em 1836 e é considerado um dos mais importantes trabalhos de Emerson e serviu de inspiração para importantes escritores como Walt Whitman, Emily Dickinson e Henry David Thoreau em Walden, um dos mais importantes clássicos americanos. Esse livro é visto como um dos pilares do transcendentalismo e foi responsável por transformá-lo em um movimento cultural focado, entre outras coisas, no respeito à natureza. Morreu em 27 de abril de 1882 em sua casa em Concord, Massachusetts, nos Estados Unidos.

Ralph Waldo Emerson era amigo próximo de Thoreau (que escreveu Walden, o outro livro naturalista que o Namjoon estava lendo). Traz em Natureza, um ensaio em meio a uma série de outros sob uma mesma temática, questionamentos como o objetivo da natureza e o quanto conhecemos dela — "o que conhecemos é apenas um ponto em meio ao que conhecemos". Com linguagem simples — algumas reviews a apontam como quase infantil — e poucas páginas, Natureza recebe um subtítulo conforme seu propósito: a bíblia do transcendentalismo.
Namjoon estava lendo esse livro no Bangtan Bomb de 16/09/2019, "Last day of 'Boy With Luv' stage".

A Portrait of Youthful Day (1996) - Yi Mun-yol

Título original: 젊은날의 초상
Sinopse: Os dias da juventude do protagonista são marcados por dores físicas, angústia mental e divagações sem fim. Ele percebe a dificuldade de viver a dor, acessa amplamente um novo mundo intelectual por meio do sofrimento e percebe o sentido de sua vida por meio da errância. Em outras palavras, o autor descreve em detalhes o processo do jovem personagem principal 'Eu' — emocional, impulsivo — encontrando seu verdadeiro eu por meio de aventuras emocionais, impulsivas e intelectuais.

A história se passa na década de 1960 e conta a história de Lee Hyung-hoon, de 30 anos, que relembra sua juventude entre a adolescência e seus vinte e poucos anos. A novela funciona como um longa metragem contado em três partes de uma mesma história: (1) Hagu (a palavra em si se refere àquela transição do estudante do ensino médio para a universidade, e é exatamente isso o que essa parte narra); (2) Our Happy Young Day, contando como ele entrou na universidade e largou depois; e (3) That Winter, contando o que aconteceu depois da saída do curso, indo trabalhar num bar na montanha e tentando suicídio no mar.
California Angel (1995) - Nancy Taylor Rosenberg

Sinopse: Toy Johnson acredita ser uma boa professora, uma esposa dedicada e uma pessoa decente. Então como é possível ela ser suspeita de sequestrar uma criança e participar de um assassinato? E ela não conseguiria se defender com sua própria versão dos fatos porque desafiaria as leis da lógica. Sem filhos e insatisfeita com seu casamento, Toy queria desesperadamente alguma esperança para seu futuro, e finalmente encontra sentido com seus "sonhos", onde ela é capaz de salvar vidas e curar crianças. Mas agora aqueles que a amam e aqueles cujas vidas ela salvou serão obrigados a refletir se o que é aparentemente impossível não pode ser real...

Também do photoshoot do BTS Festa 2019.
Letters from the Lost Generation (2002) - Linda Patterson Miller

Sinopse: Letters from the Lost Generation é uma amostragem de trocas de correspondência real entre amigos. Com isso, você aprende sobre o início e o fim de vidas, casamentos e amizades. Este é um relato notável e comovente de uma geração incrível.
Esse é um romance histórico sobre um famoso grupo de amigos que personificava a era do jazz. O grupo também incluiu Ernest Hemingway (autor de O Velho e o Mar), F. Scott (autor de O Grande Gatsby) e Zelda (a que é dita verdadeira dona da ideia de O Grande Gatsby) Fitzgerald e outros.

Esse livro estava entre alguns outros no encontro dos cenários do Namjoon e do Yoongi no photoshoot do BTS Festa de 2019.
O Vermelho e o Negro (1830) - Stendhal

Título original: Le Rouge et le Noir
Título em coreano: 적과 흑
Título em inglês: The Red and the Black
Sinopse: O vermelho e o negro conta a história de Julien Sorel, um jovem pobre e talentoso que, nos convulsivos anos de 1830, deixa para trás sua origem provinciana para circular entre as altas esferas da sociedade parisiense.
Mas o passado é traço difícil de apagar, e tão fortes quanto a determinação de Julien são as paixões que o dominam: o jovem tenta sufocar lembranças pessoais e a admiração ardente que nutre por Napoleão, figura non grata nos salões burgueses da Restauração, mas o faz em vão.

Crônica mordaz de seu tempo e romance inaugural do gênero psicológico, não é à toa que esta obra cumpriria à risca o destino vaticinado por seu autor, vindo a ser compreendida apenas muitos anos após sua publicação.
Aparentemente esse livro estava naquela estante que uma Army encontrou numa livraria na Coreia do Sul, mas não consegui localizá-lo nem identificar a edição que estaria na estante.
She’s Come Undone (1992) - Wally Lamb

Sinopse: Após a morte acidental de sua mãe, Dolores decide entrar se matricular no Merton College, na Pensilvânia, que não tem nenhum aspecto acadêmico. Dolores então é ridicularizada pelo seu peso e cultiva uma obsessão secreta pelo namorado à distância de sua colega de quarto, Dante, que a envia cartas de amor e nudes por email.

Uma Passagem para a Índia (1924) - Edward Morgan Forster

Título original: A Passage to India
Título em coreano: 인도로 가는 길
Sinopse: Reconstitui, de maneira ficcional, aspectos da colonização inglesa na Índia, detendo-se sobretudo no conflito que se estabeleceu durante o contato de duas culturas tão diferentes. Uma Passagem para a Índia mistura o relato de viagem à análise da sociedade que se criou com a chegada dos colonizadores.
O livro conta a história de uma inglesa que viaja à Índia para visitar o futuro marido. Interessada pelos hábitos dos colonizados, a mulher tenta um contato maior do que era costume entre os colonizadores até que se vê envolvida em um crime estranho e obscuro, do qual o principal suspeito é um hindu. O episódio serve como pretexto para abordar o problema da convivência e da diferença entre as raças, o que é tratado com grande intensidade. No final, a autoria — e a própria existência — do crime é colocada em xeque, fazendo aflorar o preconceito e a injustiça envolvidos no relacionamento entre colonizador e colonizado.
Esse livro também foi descoberto nas fotos tiradas na intersecção dos cenários do Yoongi e do Namjoon no BTS Festa 2019.
Lembra de Mim? (2008) - Sophie Kinsella

Título original: Remember Me?
Título em coreano: 리멤버 미
Sinopse: Lexi desperta em um leito de hospital após um acidente de carro, pensando que está em 2004, que tem 25 anos, uma aparência desleixada e um namoro desastroso. Mas, para sua surpresa, ela descobre que está em 2007, tem 28 anos, é chefe de seu departamento e sua aparência está impecável. E ainda é casada com um lindo milionário! Ela não pode acreditar na sorte que teve. Mas conforme ela descobre mais sobre a nova Lexi, nota problemas graves em sua vida perfeita. E, para completar, uma revelação bombástica pode ser sua única esperança de recuperar a memória.


Sophie Kinsella é a mesma autora de Os Delírios de Consumo de Becky Bloom, que deu origem ao filme de 2009.
About Her (2008) - Banana Yoshimoto

Título original: 彼女について
Título em coreano: 그녀에 대하여
Sinopse: Yumiko vive sozinha e isolada da família desde que sua mãe matou seu pai e cometeu suicídio. Um dia, recebe a visita de Shoichi, seu primo filho da irmã gêmea de sua mãe. Shoichi conta que sua tia, mãe de Yumiko, havia pedido para que ele e sua mãe tomassem conta de Yumiko quando ela já não estivesse mais ali.
Os dois conversam muito e muito se revela, inclusive detalhes perdidos na mente de Yumiko sobre a morte de seu pai que ela não gostaria de ter trazido à luz.

Yoongi falou desse livro nessa live aqui:
*mas eu (Avaloney) não encontrei GIF ou frame desse momento.
As novelas de Yoshimoto são, num geral, coloridas e direto ao ponto. Ela tem algo a dizer e é o que faz, pintando a mensagem em cores primárias sem o compromisso de agradar a todos — ela só quer passar sua mensagem. No caso de About Her, ela disse que escreveu o livro acreditando que seria algo curativo estar imersa num romance triste e afetuoso numa era sombria.
Slam Dunk (1990) - Takehiko Inoue

Título original: スラムダンク
Título em coreano: 슬램 덩크
Sinopse: Slam Dunk traz a história de Hanamichi Sakuragi, um estudante do colegial delinquente apaixonado pela delicada Haruko Akagi, que o introduz ao mundo do basquete. A partir daí, o desajeitado personagem começa a se envolver no esporte, em fazer parte de uma equipe e a se desenvolver como atleta e pessoa.
Nos episódios de 66 e 67 do "Run BTS!", os meninos foram levados a uma Comic Book Café. Entre muitos mangás citados, Yoongi fala sobre esse (e canta a música tema).

11pm/One Bite Elephant (2014) - Hwang Kyung-shin

Título original: 한 입 코끼리
Sinopse: Apresentando a sensibilidade delicada e única do artista e sua reflexão sobre a vida, "One Bite Elephant" é uma história de memórias calorosas e belo crescimento desenhada por uma menina de oito anos e uma jiboia que escapou do marcador de "O Pequeno Príncipe"*. A menina aprende o mundo passo a passo lendo os dezoito contos de fadas dos Irmãos Grimm com a jiboia. O leitor poderá descobrir de novo o modo como vivemos e o seu significado nas perguntas e respostas trocadas entre uma menina curiosa e uma jiboia que gosta de ostentação.
*A referência ao livro infantil remete à famosa ilustração (e a discussão ao redor dela) que abre o livro de Exupéry:

“Não tente muito, a vida é uma ficção desesperada.”

LEITURA ONLINE/DOWNLOAD
Em Busca do Tempo Perdido - Link 1 | Link 2 | Link 3
A vida pela frente - Link 1 | Link 2 | Link 3
O Meu Pé de Laranja Lima - Link 1 | Link 2 | Link 3
Sobre o Behaviorismo - Link 1 | Link 2 | Link 3
The Miracles of Namiya General Store - Link 1 | Link 2 | Link 3
Hope Harbor: A Novel - Link 1
Sea Rose Lane - Link 1
Sandpiper Cove - Link 1
Pelican Point - Link 1
Driftwood Bay - Link 1 | Link 2 | Link 3
Starfish Pier - Link 1
Blackberry Beach - Link 1
I Decided to Live As Me - Link 1 | Link 2 | Link 3
Legendary Moonlight Sculptor - Link 1 | Link 2 | Link 3
A Volta ao Mundo em 80 Dias - Link 1 | Link 2 | Link 3
Letters to His Son - Link 1 | Link 2 | Link 3
I'm home but I still want to go home - Link 1 (coreano)
E Não Sobrou Nenhum - Link 1 | Link 2 | Link 3
Denken wie Einstein - Link 1 (alemão)
Kim Jiyoung, Born 1982 - Link 1 (inglês) | Link 2 (espanhol) | Link 3 (espanhol)
1984 - Link 1 | Link 2 | Link 3
O Livro Vermelho - Link 1 | Link 2 | Link 3
Natureza - Link 1 | Link 2 | Link 3
California Angel - Link 1 | Link 2
O Vermelho e o Negro - Link 1 | Link 2 | Link 3
She’s Come Undone - Link 1 | Link 2 | Link 3
Uma Passagem para a Índia - Link 1 | Link 2 | Link 3