• M. N. C.

Louder than bombs

Louder than bombs” é a 10ª faixa do álbum “Map of the Soul: 7” e foi co-escrita junto com o artista Troye Sivan.


É possível entender na música a dificuldade vivida durante esses 7 anos pelos meninos, e como a dor foi de "Mais alto que bombas" para uma declaração de nunca desistir "Mais alto que bombas".



"[Verso 1: Jungkook, V, Jimin, Jin]

Agora ficou tão claro

A sombra desconhecida entre aqueles aplausos

Talvez eu não fosse capaz de acreditar nas palavras:

"Vamos ver e ouvir apenas coisas boas" não mais

Sua tristeza silenciosa, me abala

No meu mar calmo, as ondas às vezes subiam"


No primeiro verso, o BTS diz como eles passam por um sofrimento significativo, a sombra que existe mesmo com os aplausos, mesmo com todo o amor recebido pelos fãs ainda existe aquela sombra desconhecida, impossibilitando de se crer num mundo só com momentos bons.


BTS cantou essa mesma frase, de modo parecido, em outra música, “2!3!”, porém agora parece que eles estão dirigido a frase para si mesmos, e não para as ARMYs como é cantado na música “2!3!”.

Vamos apenas andar em trilhas de flores

Eu não posso dizer isso

Vamos ver apenas coisas boas

Eu também não posso dizer isso

Dizer que haverá apenas coisas boas a partir de agora

Dizer que você não vai se machucar

Eu não posso dizer isso

Eu não posso mentir assim


BTS percebe sempre como as ARMYs estão, do mesmo jeito que percebemos como eles estão, a situação que um está abala o outro. Por isso “Sua tristeza silenciosa, me abala”, como quando Jungkook temporariamente não pôde participar dos shows durante a Love Yourself World Tour 2018 devido a uma lesão acidental na perna antes do show.


Por outro ponto de vista, BTS poderia estar se referindo às sombras nessa parte da música. Quando as sombras estão silenciosas, calmas, quando não surge nenhum obstáculo ou momento ruim, e quando tudo está ocorrendo bem, isso pode abalar uma pessoa, deixa-lá preocupada, apreensiva, com uma sensação de que algo está errado. Remetendo as ondas às sombras, que surgem no mar calmo agitando-o, momentos difíceis são os que aparecem para agitar uma vida calma.


“[Refrão: Jimin, Jungkook]

Mais alto que bombas, eu quebro (Ah)

Toda a dor flui (Ah)

Desde o momento que eu soube

A expressão que você tinha não era essa expressão

Mais alto que bombas, eu quebro (Oh, oh, oh)”


O refrão fala que essa dor, esses medos, os momentos difíceis são mais altos que bombas. Fazem mais estrago que bombas.


Desde o momento que eles resolveram aceitar as suas sombras, não fugir mais do seu lado obscuro e sim aceitar como parte do ‘eu’ completo (ou até mesmo quando eles perceberam lá no começo da carreira que o mundo deles vinha com várias sombras), BTS percebeu que a expressão não era a que eles tinham anteriormente.


Ao se olharem no espelho perceberam que não eram mais os mesmos, assim entraram no processo, que é abordado na série de MOTS, que é se encontrar depois de se perder.


“[Verso 2: RM]

Baby, eu não sou nada além de nada

Mais brilhante que a luz