top of page
  • M. N. C.

INTRO: PERSONA

Música que deu início a uma das séries de álbuns mais complicadas, ao meu ver, até mais complicada que o ápice do Universo BTS com toda a viagem no tempo e buracos de minhoca. A série MOTS (Map Of The Soul) terá foco o trabalho e desenvolvimento da nossa visão de quem é o BTS, quem são os membros do grupo, quem eles são como um grupo, quem é Kim Namjoon? Quem é Min Yoongi? Quem é Kim Seokjin? Quem é Jung Hoseok? Quem é Kim Taehyung? Quem é Jeon Jungkook? Quem é Park Jimin?


E por isso é uma das séries mais complicadas de se analisar, vai além da superfície e aparências, chegando no centro do ‘eu’. Portanto, posso deixar alguns descontentes com algumas das minhas análises, por isso já peço desculpas com antecedência.


Em "MOTS: Persona" será mostrado as personas, quem, em outras palavras, é mostrado para nós, fãs, ARMYs. O personagem que vemos, ou, os personagens que vemos dependendo da situação e cenário em que os meninos se encontram, suas máscaras. Não digo isso como se o que vemos não seja quem eles são, não. Pois todos nós somos as nossas máscaras, apenas moldamos e escolhemos o que mostrar para a sociedade em cada determinado momento. Múltiplas versões de nós mesmos.


A música “Intro: Persona” é cantada por RM, com um instrumental de “Intro: Skool Luv Affair”. Os temas das duas músicas são paralelas no sentido de que ambas apresentam uma discussão de autodescobrimento, “Intro: Skool Luv Affair” é uma música sobre o descobrimento do estilo Bangtan; já “Intro: Persona” é sobre a jornada de RM para descobrir quem ele é como músico e como um pessoa em geral, uma música auto reflexiva que desafia sua personalidade e caráter.


Irei fazer duas análises separadas, uma para a letra da música e outra do MV, para que o post não fique grande demais ou cansativo demais.

Nessa análise da letra terá muitas referências de outras músicas do BTS, por tanto vou utilizar o mesmo esquema que eu uso nos posts, a música “Intro: Persona” estará sempre de preto, e as outras em vermelho.


LET´S GOOO!!


“Quem sou eu? A pergunta que tive minha vida inteira

A pergunta que provavelmente não encontrarei resposta para toda a minha vida

Se eu fosse responder com mais algumas palavras

Então Deus não teria criado todas essas várias belezas

Como você se sente? Como você está se sentindo agora?”


A música começa com um questionamento feito ao longo de todas as Eras e todas as músicas do BTS, “Quem sou eu?”. Os meninos passaram por vários estágios: de mudarem quem eles são para agradar alguém (“Eu mudei tudo, só para você / Mas eu não me conheço, quem é você?” [Fake Love]), de perceber que não precisam mudar por ninguém, de perceberem que existem vários deles dentro de si mesmo (“Existem centenas de mim dentro de mim / Estou enfrentando um novo eu novamente hoje / É tudo eu de qualquer maneira” [Idol]).


Porém nunca realmente entenderam quem eles são. Não é uma pergunta que pode ser respondida com poucas palavras, se é que pode ser realmente respondida.


“Na verdade, sou muito bom, mas um pouco desconfortável

Ainda não tenho tanta certeza se sou um cachorro ou um porco ou o que mais”