Cypher Pt.1

Atualizado: 7 de dez. de 2021

"BTS Cypher Pt.1" é a 7ª faixa do álbum "O!RUL8,2?" e é uma música cantada pela rap line que é composta por RM, Suga e j-hope.

Escrito por

j-hope, Suga, RM e Supreme Boi

Copyright

BigHit Entertainment

Performado por

j-hope, Suga, RM


Antes de começar a análise da letra da música em si, eu queria explicar um pouco do o que seria um cypher.


"A palavra cypher vem do alfabeto árabe (sifr ou صفر), e significa zero. No hip-hop, a cypher se originou na dança, mais especificamente no breakdance, com os b-boy e b-girls que dançavam no centro de círculos – daí a referência ao número zero -, formados pela galera que assistia. Com relação ao rap, é mais difícil determinar com exatidão a origem da ligação."


Seja qual for sua origem, a cypher no rap tem como objetivo reunir MCs, sendo eles de grupos ou artistas solos, para rimas inéditas e com uma conexão de palavras mais complexas, com um DJ responsável pelo beat. É algo que se aproxima mais do freestyle do que do rap elaborado e construído sobre uma batida produzida em estúdio.


Agora a análise da letra de "Cypher Pt.1"


Aviso: Por favor não me odeiem, mas esse post pode gerar raiva e ódio, pois para explicar essa música, e todos os outros cyphers, eu vou precisar falar de assuntos delicados como os ataques que o BTS, mas especificamente a rap line, sofreu com os haters.


A música em geral fala da dificuldade da rap line, RM, Suga e j-hope, em lidar com as críticas nada construtívas feitas por outros rappers, que já estavam à mais tempo no ramo, sobre o fato deles serem idols e rappers.


RM antes de se tornar trainee e virar um idol se encontrava na área underground como rapper, com o nome Runch Randa; Suga também era rapper no cenário underground e produzia músicas com o intuito de vendê-las, com o nome Gloss; e j-hope era um dançarino muito conhecido na sua cidade também no cenário underground, com o grupo de nome Neuron.


- Namjoon pre-debut no cenário underground. Conhecido pelo seu nome de palco Runch Randa e no grupo chamado DaeNamHyup. (Namjoon é o de camiseta branca e boné branco)


- Suga pre-debut. Utilizando o nome Gloss, no cenário underground. (D-Town)

Aqui tem um vídeo do Yoongi numa batalha de rap organizada pela Big Hit (Yoongi é quem está sem boné).


- Hoseok pre-debut, participava do grupo NEURON e estudava dança na Gwangju Music Academy


Tendo esses históricos, ao se tornarem idols e ainda carregando os títulos de rapper, muitos rappers que se consideravam mais experientes criticaram a rap line dizendo que eles não mereciam o título ou que o que eles estavam fazendo não era hip-hop de verdade. RM, Suga e j-hope sofreram com críticas frequentes tanto na internet quanto em entrevistas cara a cara, foram criticados por estarem virando as costas para o seu passado como "verdadeiros" rappers ou até mesmo traindo seus amigos do underground.


Logo após seu debut, BTS sofreu críticas em que dizia "eles estão se esforçando muito para ser igual ao BIGBANG" ou que "não é nada como BIGBANG e falhará miseravelmente.", que é um grupo que tinha um estilo parecido com o qual o BTS estava criando sua carreira, o hip-hop, e o BIGBANG era um dos maiores grupos na época (ainda hoje em dia é um grupo super famoso e bem conhecido como referência de hip-hop). No final, no entanto, a maioria dos fãs percebeu que BIGBANG e BTS têm seus próprios estilos distintos e ambos os grupos merecem todo o amor e apoio que podem obter. Curiosamente, tanto o BIGBANG quanto o BTS enfrentaram o ódio quando começaram, e uma de suas maiores semelhanças foi a capacidade de esmagar o ódio dos haters e superar tudo isso se tornando conhecidos dentro e fora da Coréia.


Também com o anúncio do nome do grupo "bangtansonyeondan" (방탄소년단, bulletproof scouts) muitas pessoas começaram a fazer apostas de quanto tempo duraria um grupo com esse nome, por ser um nome tão incomum ou até mesmo "brega" comparado com os nomes dos outros grupos que tinha na época e que faziam sucesso. Dizia que BTS não duraria nem 2 anos (toma haters, porque o BTS está chegando nos 9 anos de carreira quase).