• M. N. C.

Moon

Atualizado: 1 de nov. de 2020

"Moon”, a 16ª faixa do álbum "Map of the Soul: 7" do BTS, é a faixa solo de Jin.


Jin, nesta música, está tentando explicar seu amor pelo ARMY, dizendo que nós somos o planeta dele e ele fará o melhor para os fãs, sendo tudo e estando em todos os lugares para nós; a música também está dizendo que o ARMY o deixa mais confiante e o faz se sentir especial, mesmo ele não se considerando especial, e com isso ele quer ser especial como uma forma de agradecimento.


"[Verso 1: Jin] Há quanto tempo tem que a lua E a terra estão juntos assim? Posso estar ao seu lado, brilhando com a existência?"


Jin utiliza como objetos de representação a Lua e a Terra para falar dele e do ARMY, respectivamente.

Jin quer estar sempre do nosso lado, brilhando e iluminando as nossas vidas com a sua existência, com a sua música, com a sua arte.


"Você é o meu planetas Eu sou só a lua pra você Sua pequena estrela que brilha seu coração Você é a minha Terra E você é tudo o que eu vejo Apenas olhando para você assim"


Uma declaração tão humilde e tão linda da parte de Jin, foi dizer que ele se acha apenas uma lua nas nossas vidas, uma pequena "estrela", ppr ter uma fonte de luz indireta vinda do Sol (a verdadeira estrela com fonte de luz).

Jin canta que somos a sua Terra, o seu mundo, e como a Lua, ele está ali nem tão longe e nem tão perto, nos observando.


"Todo mundo diz que eu sou bonito Mas meu mar é preto Você é o único com as flores florescendo E o céu é azul"


Jin foi escolhido para ser o visual do BTS, ele sempre chamou muito atenção por ser muito bonito e com isso ganhou vários apelidos: "terceiro cara da esquerda" ("Third Guy from the Left"), "cara da porta do carro" ("Car Door Guy"), "Visual King", "Cara de proporção áurea" ("Golden Ratio Guy") e o apelido que ele mesmo criou "Worldwide Handsome".

Com a recente descoberta de partículas de água na Lua, Jin utiliza isso na parte que ele canta "meu mar é preto", pois a Lua é mais acinzentada, e os mares podem ser considerados cicatrizes devido ao processos de como foram formados, dizendo então que como a Lua, ele [Jin] tem o seu lado bonito (o lado brilhante da Lua) mas também tem uma parte obscura (o lado escuro da Lua, seus mares), uma sombra; e que na verdade nós que somos o que tem as flores, a beleza, a pureza, com o céu azul.


"[Refrão] De repente eu me pergunto Se você está me olhando agora? (Oh) Você não vai descobrir toda a minha dor? (Oh) Eu estarei com você Eu estarei lá para você Eu serei sua luz Tudo para você"


Ainda utilizando as comparações Lua/Terra, Jin se pergunta se a Terra também o estar observando, se continuarmos observando igual ele nos observa, vamos perceber a sua dor. Mas ele promete estar sempre lá ao nosso lado, será a nossa luz.


Na música "Lights" tem uma parte com essa mesma mensagem , porém com os papéis invertidos, na música BTS diz que nós [ARMY] somos a sua luz, já aqui em "Moon", Jin é a nossa Luz. E com isso representa muito bem toda a metáfora BTS e ARMY.

[Parte de "Lights"]

"Você é minha luz, você é minha luz

Sempre brilha no meu coração

Você é minha luz, você é minha luz

Não importa quão distantes estamos

Sua luz brilha em mim"

BTS já fez uso da luz da Lua como referência para uma luz de salvação, de apoio; na música "I'm Fine" eles cantam: "Você pode ver isso também? A fraca luz da lua? Você pode ouvir também? Aquele eco fraco?"


"Eu nem tinha nome Você me amou até que eu te conheci E agora você é minha razão" "Você é o meu planeta Eu sou só a lua pra você Sua pequena estrela que brilha seu coração Você é a minha Terra E é você é que eu vejo Apenas olhando para você assim" "Na noite de lua crescente Mesmo se eu fechar meus olhos Você vem para mim azul Na noite de lua cheia Você se importa se eu abrir meus olhos E te abraçar?"


Na fase da Lua crescente a lua está metade escura, portanto nessa parte da música Jin pode estar dizendo que mesmo nos momentos de escuridão, momentos de dificuldade, mesmo quando ele fechar os olhos, nós ARMYs sempre estaremos lá por ele, "você vem para mim azul (céu da Terra)".

Na fase da Lua cheia a lua pode estar localizada no ponto mais próximo ou mais distante da Terra, porém na música Jin se refere quando a Lua cheia se encontra no ponto mais próxima da Terra. E com isso ele diz que quando ele está mais próximo do ARMY ele pode abrir os olhos, tão próximo e capaz de nos abraçarmos.


"[Refrão] De repente eu me pergunto Se você está me olhando agora? (Oh) Você não vai descobrir toda a minha dor? (Oh) Eu estarei com você Eu estarei lá para você Eu serei sua luz Tudo para você" "Você que está ao meu lado Na noite escura e no dia escuro Quando você está triste Quando você está doente Apenas brilhando em mim Eu estarei ao seu lado Mais brilhante na noite escura"


Não importa se é dia ou se é noite, a Lua está sempre lá no céu, ás vezes não é possível vê-la mas ela está sempre lá. A Lua está sempre na companhia da Terra, e vice versa.

E Jin sente a mesma coisa, nós estamos sempre lá por ele, pode ser noite ou dia. E coincidentemente nós também sentimos o mesmo, nos nossos dias tristes ou doentes, ele estará sempre lá por nós. Um brilhando na vida do outro nos momentos de mais necessidade. "Mais brilhante na noite escura". Quanto mais escura a noite maior é o brilho.


"[Refrão] De repente eu me pergunto Se você está me olhando agora? (Oh) Você não vai descobrir toda a minha dor? (Oh) Eu estarei com você Eu estarei lá para você Eu serei sua luz Tudo para você"


"Moon", uma carta de amor humilde e delicada do Jin para o ARMY.



;)



FONTES:


https://www.allkpop.com/article/2018/02/bts-jin-scientifically-proven-to-be-worldwide-handsome


https://www.google.com/amp/s/aminoapps.com/c/btsarmy/amp/blog/a-guide-to-jins-nicknames/ERQd_GRkIPu5gxZEEldjYGpZNPXmDjoEbzZ


28 visualizações0 comentário